Atividades do corpo social do PPG-EF no enfrentamento da pandemia de COVID-19

Reservamos este espaço para dar destaque as atividades individuais e/ou cooperativas, que membros do corpo social do PPG-EF da UFRJ-Macaé, estejam desenvolvendo para auxiliar no enfrentamento da epidemia do novo coronavírus. Caso queiram divulgar, entrem em contato pelo email da secretaria do PPGEF.

Ações:

1) Profa. Irina Nasteva e sua particupação no projeto HEV:

High Energy Ventilator (HEV) é um projeto internacional, do qual somos colaboradores. O desenvolvimento principal está sendo feito na sede do projeto, a Organização Europeia de Pesquisa Nuclear (CERN), situada em Genebra, Suíça. A recém-formada colaboração HEV inclui pesquisadores do CERN e alguns institutos externos, sendo a maioria dos pesquisadores do experimento LHCb no CERN. O objetivo do projeto é criar um ventilador pulmonar de relativamente baixo custo, peças mecânicas e eletrônicas padrão e montagem fácil, para contribuir a suprir a necessidade internacional por ventiladores no enfrentamento da COVID-19.  Foi feita uma proposta de design do ventilador (https://arxiv.org/abs/2004.00534), o princípio de funcionamento foi validado e foram desenvolvidos vários protótipos. No momento o projeto está na fase de realizar testes dos protótipos e otimisar os parâmetros de funcionamento, finalizar a escolha de peças e o desenvolvimento de software, com o intuito de se adequar às exigências clínicas e às regulamentações para ventiladores pulmonares.
Para mais informações, a página do projeto é https://hev.web.cern.ch/

2) Profs. Bernardo Tavares e Habib Montoya e o acomanhamento temporal da epidemia no interior do estado do Rio de Janeiro

Desenvolvimento de programas computacionais e implementação de análises estatísticas para a determinação de parâmetros de modelos epidemiológicos matemáticos simples, objetivando acompanhar a evolução da epidemia em cidades do interior do estado do Rio de Janeiro. Mais detalhes aqui

Discente(s) envolvido(s): Jhulian Marotti (grad. em engenharia)

Os docentes desenvolvem este trabalho em associação ao GT Covid-19 UFRJ-Macaé, uma frente multidisciplinar formada por mais de 100 pesquisadores, docentes e técnico-administrativos da UFRJ em Macaé, como a colaboração de pesquisadores da UFF-Rio das Ostras. Mais detalhes aqui (site em desenvolvimento)

3) Téc. Dirceu Barquette e prof. Bernardo Tavares:

Destenvolvimento de simulador do modelo SIR (Suscetíveis-Infectados-Removidos) em Java Script. Em breve!

4) prof. Antonio Guimarães:

Transposição de resultados e análises para a realidade local  da epidemia de covid-19 em Macaé e região.

O docente também é membro do GT Covid-19 UFRJ-Macaé

UFRJ Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - UFRJ-Macaé